Translate

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

RESENHA SÉRIES: Sense8: Um Especial de Natal (Sense8: A Chistmas Special, 2016).

SENSE8: UM ESPECIAL DE NATAL (Sense8: A Chistmas Special, 2016).

Direção: Lana Wachowski
Roteiro: Lana Wachowski, J. Michael Straczynski
Elenco: Brian J. Smith, Tuppence Middleton, Doona Bae, Jamie Clayton, Toby Onwumere, Tina Desai, Miguel Ángel Silvestre, Max Riemelt, Freema Agyeman, Alfonso Herrera, Purab Kohli, Max Mauff, Daryl Hannah, Naveen Andrews, Terrence Mann, Eréndira Ibarra, Paul Ogola.

O policial Will Gorski (Brian J. Smith) e a DJ Riley Blue (Tuppence Middleton) continuam seu romance, mas estão escondidos em algum lugar da Islândia, ainda fugindo do Sr. Sussuro (Terrence Mann). Sun Bak (Doona Bae) ainda está presa e na solitária, enfrentando as acusações que assumiu para salvar o irmão, por mais que ele não mereça. Nomi Marks (Jamie Clayton) ainda está fugindo do FBI e por mais que sua namorada, Amanita (Freema Agyeman) busque despistar os federais, eles não desistem, colocando-a na mira deles, também. Depois de tudo que Capheus (Toby Onwumere) enfrentou, ele e seu melhor amigo, Jela (Paul Ogola), buscam retomar o serviço de transporte que eles têm em Nairobi, contando com uma certa ajuda, da qual Capheus gostaria de dispensar. Já o ator Lito Rodriguez (Miguel Ángel Silvestre) vai ter de enfrentar as consequências da revelação de seu homossexualismo, que se torna público, colocando sua carreira, de seu namorado Hernando (Alfonso Herrera), e sua vida financeira em risco. Enquanto Kala Dandekar (Tina Desai) aproveita a sua lua-de-mel com seu marido Rajan Rascal (Purab Kohli), Wolfgang Bogdanow tenta manter uma vida tranquila – como se isso fosse possível – e cuidar de seu melhor amigo, Felix (Max Mauff). Mas depois da morte de seu tio, começa a ser assediado para tomar uma decisão que pode mudar totalmente o rumo de sua vida.
Sem querer entrar em mais detalhes do que já entrei – com certeza terão várias coisas que muitos considerarão como spoilers – o que posso dizer é que os sensates retornaram em grande estilo. A ideia de Lana Wachwski e J. Michael Straczysnki é continuar de onde a série – que estreou em 05 de junho de 2015 no Netflix – parou. Em partes temos tudo que havia acontecido na primeira temporada tendo explicações nesse especial. O grande lance é que Will e Riley continuam buscando descobrir como vencer o – chamado – Sr. Sussurro e, por causa disso, tem de manter distância dos outros sensates fazendo uso de drogas que turvam a mente como fazia a personagem Angelica Turing, interpretada pela atriz Daryl Hannah. Mas quando necessário, eles surgem para ajudar seus companheiros.
Não são somente eles que buscam uma forma de descobrir onde Sussurro se esconde, mas também os outros se objetivam a ajuda-los, deixando de lado os próprios problemas, que são muito, como citei antes. Mesmo assim, o lado de “irmandade” estabelecido entre eles, não deixam de lado um ou outro. Outro laço que foi estabelecido a distância – e continua sendo interessante – é o de Wolfgang e Kala, que agora está casada. Então fica – quase – estabelecido um triângulo amoroso, pois o laço entre os dois é bem forte e, às vezes, constrangedor.
Voltamos, também, ao tema preconceito nesse episódio de um pouco mais de duas horas.
Como sabemos, Lana Wachowski é uma transgênero, como no caso da hacker Nomi Marks. Mas o preconceito fica por conta da revelação da sexualidade do ator Lito Rodriguez e sua relação com o professor Hernando. Essa revelação é bem extrema e drástica, colocando Lito contra a parede e, quando ele decide não desmentir, as consequências são catastróficas para sua carreira de ator.
Mas não são somente desastres que compõem o especial de Sense8. Temos momentos com a típica ação da série, com Sun mostrando todo seu talento, Wolfgang colocando suas capacidades a prova, e vários momentos de extensa emoção e, como não podia faltar, muito erotismo, no melhor estilo de Sense8.
Sense8: Um Especial de Natal - ou Especial de Fim de ano, como preferirem - dá o pontapé inicial para a nova temporada da série no Netflix. Foram dois anos de expectativa e, agora, serão mais cinco meses de espera para saber como as coisas acontecerão, mas pelo menos tivemos essa maravilhosa prévia de que o ritmo da segunda temporada será tão frenético quanto foi a primeira e os mistérios serão ainda mais interessantes. Será, simplesmente, imperdível.