Translate

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

PRIMEIRA OLHADA: Atirador (Shooter,2016)

ATIRADOR (Shooter,2016).

Direção: Simon Cellan Jones
Roteiro: John Hlavin, Jonathan Lemkin
Elenco: Ryan Phillippe, Shantel VanSanten, Cynthia Addai-Robinson, Omar Epps, Eddie McClintock, Lexy Kolker

Bob Lee Swagger (Ryan Phillippe) vive no interior dos Estados Unidos com sua família, sua esposa Julie (Shantel VanSanten) e sua filhaMary (Lexy Kolker), quando recebe a visitar de seu antigo comandante em Kandahar, capitão Isaac Johnson (Omar Epps), que lhe fala de uma ameaça que o presidente recebeu de um antigo inimigo de Swagger, que chegou a matar seu olheiro e parceiro.
Swagger reluta em aceitar a missão, mas após conversar com sua esposa, decide aceita-la, só que tudo não termina como ele espera e ele se vê incriminado por um crime que não cometera.
A série que estreou recentemente no Netflix baseia-se no livro “Point of Impact”, do escritor estadunidense Stephen Hunter. Este já teve uma primeira adaptação em 2007, com o ator Mark Wahlberg. As mudanças de ambos são uma forma de trazer o romance para a atualidade. Nessa série do Netflix, o personagem de Hunter ainda ganha uma família e uma casa onde mora com ela, mas as ideias centrais parecem estar bem ali.
O primeiro episódio já mostra a direção que a trama seguirá, mas ainda existem surpresas, já que Swagger agora tem uma família para se preocupar e, ao invés de um policial, ele deverá ser auxiliado pela agente do FBI, Nadine Memphis, vivida pela atriz Cynthia Addai-Robinson (da série Arrow).
O clima de suspense e tensão ainda se mantém e, aparentemente, as mesmas nuances que foram usadas no filme, também. O mais interessante é a forma de abordagem nas cenas que ele trabalha fazendo analises, aparecendo metragens, velocidade e números que remetem ao trabalho de um franco-atirador.

Sem contar que é bom ver o retorno de um ator talentoso como Ryan Phillippe, que anda fora do foco desde sua participação no filme de 2014, Sobrevivendo ao Inferno. Ele chegou a participar, em 2015, da série de TV Secret and Lies, mas somente agora volta a ser o foco central de um trabalho.
Também temos o ator e rapper Omar Epps. Epps estreou no dia 11 de novembro com o filme “Almost Christmas”, ao lado do ator Danny Glover (Glover viveu no filme “Atirador” o mesmo papel que Epps está fazendo na série). Mas seu último trabalho na TV aconteceu entre os anos de 2014-2015 na série Ressurection.
Além deles, como possível personagem central dessa temporada, temos a atriz Cynthia Addai-Robinson que, como mencionado, interpreta a detetive do FBI Nadine Memphis. Addai-Robinson já participou de séries como Spartacus (2012-2013) e Arrow (2013-2016). Ela pode ser vista, mais recentemente no filme “O Contador”, estrelado por Ben Affleck (Batman vs. Superman: A Origem da Justiça).

Atirador parece ser uma série com bastante ação e com um bom clima de suspense. E se perdurar, poderemos ver a série de livros de Stephen Hunter com o personagem, sendo passado no Netflix.