Translate

terça-feira, 10 de maio de 2016

RESENHA HQ: O Questão: Zen e a arte da violência (The Question, Vol. 1: Zen and Violence).

O QUESTÃO: ZEN E A ARTE DA VIOLÊNCIA (The Question, Vol. 1: Zen and Violence).

Roteiro: Dennis O’Neil
Desenhos: Denys Cowan
Arte-final: Rick Magyar
Editora: DC Comics (BR: Panini Books)
Ano: 2007 (BR: 2009)
Pág.: 178

Charles Victor Szasz, também conhecido como o repórter investigativo Vic Sage, quando coloca sua pseudoderme criada pelo cientista – e seu amigo – Aristotle “Tot” Rodor, se torna o enigmático Questão.
O personagem foi criado por Steve Ditko na revista “Blue Beetle” #1 (junho de 1967). Depois disso, se tornou parceiro ocasional do Besouro Azul, mas quando a editora Charlton Comics – onde o personagem, junto com Besouro Azul, Capitão Átomo, Sombra da Noite e Pacificador, surgiu – fechou e vendeu seus personagens para a DC Comics, ele ficou no ostracismo durante um longo tempo.
Após Crise nas Infinitas Terras – onde Questão teve uma participação ínfima –, o roteirista Dennis O’Neil (muito conhecido na época pelos seus trabalhos em Arqueiro Verde/Lanterna Verde e Batman, onde ele continuou como editor-executivo e foi responsável por diversos clássicos), o desenhista Denys Cowan (que já havia realizado trabalhos na Marvel com Tigre Branco em “Peter Parker, The Spectacular Spider-Man” e “Power Man and Iron Fist” e na DC com “Superman”, Nuclear em “The Flash” e “The Vigilante”) e o arte-finalista Rick Magyar (que também já fez trabalhos na Marvel e na DC), se uniram para revitalizar o Questão.

Na história, Szasz retorna a sua cidade, Hub City, e usando a identidade de Vic Sage, ele se torna o repórter investigativo do canal de TV KBEL. À noite, ele sai como Questão investigando e desvendando casos que ele desmascara no seu quadro investigativo do jornal local. Durante uma investigação, Questão se depara com a mortal Lady Shiva, que quase o mata, deixando essa missão para outros marginais. Shiva, percebendo a gana do herói, o salva e depois o leva até o artista marcial Richard Dragon, que o treina. Então, Sage agora tem uma consciência de seu interior e busca manter um equilibro, sempre que coloca sua pseudoderme e se torna o Questão.
O encadernado “O Questão: Zen e a arte da violência” junta a seis primeiras edições da revista “The Question”. Nos Estados Unidos, foram um total de quatro encadernados, mas a Panini – creio que devido as baixas vendas – somente lançou esse. O personagem se tornou um expoente entre os grandes heróis da DC Comics, pois como Batman e Arqueiro Verde, não tinha superpoderes, era somente corpo e mente bem treinada por um dos grandes artistas marciais da DC Comics.
Questão ainda fez parte de uma minissérie que o unia ao Homem-Morcego e o Arqueiro, chamada “Parábolas”, que foi publicada aqui na revista “Os Caçadores” (maio-julho de 1990). Seu lado enigmático ficou tão famoso que ele chegou a aparecer na animação “Liga da Justiça Sem Limites”, de forma bem impactante e importante.

As histórias que compõem esse encadernado são o começo do trabalho do Questão em melhorar Hub City, com isso ele encara as pessoas mais sagazes e imorais que habitam a cidade. Se a Panini tivesse completado a coleção, seria uma das melhores que ela já publicou, pois Dennis O’Neil nos dá uma história cheia de ação, mistério e violência, sem extrapolar os limites desta. É um daqueles materiais que dão para perceber como os anos de 1980 nos proporcionou as mais fantásticas histórias em quadrinhos.