Translate

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

RESENHA HQ: Pétalas (2015)

PetalasPÉTALAS

Roteiro: Gustavo Borges

Arte: Gustavo Borges

Cores: Cris Peter

Editoras: Jupati Book (RJ) | Tambor Quadrinhos (SP)

Ano: 2015

Pág.: 66

Quando o inverno chega e você precisa cuidar de seu pai doente, corre para fazer de tudo para ajudá-lo. Mas quando um estranho aparece, você não pode imaginar que ele possa ser a solução de seus problemas. Esse é basicamente o enredo dessa linda história em quadrinhos escrita e desenhada pelo jovem Gustavo Borges que eu adquiri na 9ª Edição do Festival Internacional dos Quadrinhos (FIQ).

A história não possui texto, somente ideias e onomatopeias, lembrando bastante “Monstros”, de Gustavo Duarte. O que faz com que você preste atenção no quadro-a-quadro da história. É algo bem simples, mas com uma linda lição de sempre ajudar ao próximo, pois você nunca saberá quando precisará dele.

É bem diferente do outro trabalho que eu conheço do Gustavo Borges, “A Entediante Vida de Morte Crens”, onde ele satiriza a Morte. “Pétalas” é de uma sensibilidade impressionante e de uma seriedade fantástica. Sinceramente, nunca esperaria uma história tão adulta para um jovem como Gustavo. Ele está de parabéns.

Seus traços para a história são de um refinamento que eu vi poucas vezes em quadrinhos nacionais. Desde a família raposa, passando pela ave, ele desenvolve tudo de forma tão natural, o que deixa a história ainda mais interessante.

Cris Peter dá o clima da história com bastante sombras e pouca luminosidade, caprichando na mistura de cores azuladas e pastéis, mas sem escurecer demais. As sombras são brandas e percebemos os traços e a arte-final de Gustavo em toda a história.

Eu somente me vi sem palavras assim ao ler as histórias das Graphic MSP “Turma da Mônica: Laços”, “Bidu: Caminhos”, “Penadinho: Vida” e “Turma da Mônica: Lições”. É muito gostoso ver esse tipo de trabalho sendo desenvolvido por quadrinhistas nacionais, e é ainda mais gratificante ver que podemos testemunhar histórias sensacionais dos nossos jovens artistas.Petalas-banner