Translate

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

O mundo dá adeus a Yvonne Craig, a eterna - e primeira - Batgirl.

 

yvonne-craig-batgirlEm 1966, Batman ganhava sua primeira série televisiva. O sucesso foi tanto que iniciou a primeira batmania. Um pouco antes da estreia da terceira temporada da série, o produtor - e criador - do seriado, William Dozier, introduziu a Batgirl/Barbara Gordon.

Uma personagem semelhante já existia nos quadrinhos, mas esta nova Batgirl - que ficou conhecida no Brasil, durante anos, como Batmoça - era bem diferente da original. Barbara Gordon era uma jovem bibliotecária, filha do Comissário Gordon que, inspirada no Batman, veste o traje da Batgirl. Sua primeira aparição ocorreu em 1967, em um curta para a TV, com participações de Adam West (Bruce Wayne/Batman), Burt Ward (Dick Grayson/Robin) e Neil Hamilton (Comissário Gordon), que apresentavam a bela Yvonne Craig.

Yvonne_Craig_1960Yvonne Craig começou sua carreira aos 20 anos quando fez uma participação no filme “Eighteen and Anxious” (1957). Em 1959 fez mais três filmes: “Maldosamente Ingênua”, “Ódio Destruidor” e “O Rei do Ritmo”, onde colocou um pouco de seu conhecimento de dança na personagem Gloria Corregio; mas eram sempre papéis pequenos, somente em 1963, graças ao seu namorico com o Elvis Presley, ganhou um papel mais significativo em “Loiras, Ruivas e Morenas” e em 1964 em “Com Caipira Não se Brinca”.

Yvonne Craig chegou a fazer participações em séries como “Perry Mason” (1958), “Bronco” (1959), “The Barbara Stanwick Show (1960), “The Dick Powell Show” (1962), “O Agente da UNCLE” (1965), “Meu Marciano Favorito” (1965) e “The Wild Wild West” (1966), antes de debutar em “Batman”.

A ideia inicial de William Dozier era criar um spinoff com a Batgirl, mas não deu muito certo, então introduziu a personagem na série para fazer parceria com Batman e Robin, sempre respondendo aos chamados da polícia, que ela tinha conhecimento por ser filha do comissário de Gotham City.

yvonne-craig-batgirl-batman-66Yvonne Craig permaneceu no papel até o fim da série em 1968, mas sua carreira televisiva não cessou. Ela chegou a fazer participações em séries como “O Rei dos Ladrões” (1968), “Jornadas nas Estrelas” (1969), “Terra de Gigantes” (1970), “Kojak” (1973), “O Homem de Seis Milhões de Dólares” (1977), “Starsky e Hutch” (1979) e “Ilha da Fantasia” (1983). Entre 2009 e 2011, Craig dublou a personagem Vovó no desenho “Olivia” do canal Nickelodeon.yvonne-craig-super-169

Ela veio a falecer na segunda-feira (17/08/2015), devido a complicações de um câncer de mama com metástase para o fígado, de acordo com informe divulgado pela família dela. Nos seus últimos dias de vida, a eterna Batgirl disse a sua família que não ficassem de luto ou tristes por perdê-la, mas que celebrassem as suas realizações e toda a sorte que ela tenha tido em vida.

DESCANSE EM PAZ, ETERNA VIGILANTE DE GOTHAM, POIS JAMAIS SERÁ ESQUECIDA!