Translate

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Surge o teaser de Batman vs. Superman: A Origem da Justiça.

Semana passada – mais exatamente na sexta-feira passada (17/04/2015) – a Warner lançou o primeiro teaser de Batman vs. Superman: A Origem da Justiça (Batman v Superman: Dawn of Justice), que terá estreia mundial entre os dias 23 e 26 de março de 2016.batmanvssuperman

O lançamento do teaser foi antecipado depois deste vazar na internet. Mas no dia 20/04/2015, a Warner lançou um trailer de 15 minutos em 14 cinemas estadunidenses, com tecnologia iMax. Zack Snyder, diretor do filme, pediu que nenhuma imagem do trailer vazasse na internet, mas não adiantou muito, pois imagens de Batman e Superman indo de encontro pulularam pelas redes sociais, causando um novo alvoroço.

Não é de hoje que esse tipo de encontro é esperado pelos fãs dos personagens de quadrinhos, principalmente pelos fãs da DC Comics. Batman e Superman são dois dos maiores ícones da editora, senão dos quadrinhos mundiais, pois há 75 anos alimentam a imaginação de quem os lê.

batman v superman 40'sSempre que a DC Comics pensava em liberar direitos para séries e filmes, os dois encabeçavam as escolhas, tanto que Batman foi o primeiro a ganhar uma série para matinês de cinemas nos Estados Unidos. Estrelada por Lewis Wilson (Bruce Wayne/Batman) e Douglas Croft (Dick Grayson/Robin), a série de 15 episódios da Columbia Pictures trazia, pela primeira vez, um personagem da DC Comics para os seriados cinematográficos. A qualidade da série não era das melhores, mas rendeu tanta diversão e público que três anos depois, em 1949, uma nova série foi desenvolvida. “Batman and Robin”, traziam nos papéis-títulos os atores Robert Lowery (Bruce Wayne/Batman) e Johnny Duncan (Dick Grayson/Robin), em mais 15 episódios.

Superman demorou um pouco mais para surgir nas séries de matinês, pois tinha um programa de rádio em seu nome, no mesmo estilo de “O Sombra” e “Besouro Verde”. Em 1948, estreou “Superman” com Kirk Alyn (Clark Kent/Superman) no papel-título. A série também tinha produção da Columbia Pictures e vinha no formato de 15 episódios. E deu tão certo que dois anos depois, em 1950, Alyn voltou ao papel de Superman em “Atom Man Vs. Superman” (curiosidade nerd: Kirk Alyn também estrelou a série de outro personagem da DC Comics, “O Falcão Negro” (Blackhawk), em 1952).

Eu sou um bebê perto desses filmes, sendo assim, não sei se as pessoas na época já imaginavam como seria um encontro entre esses dois gigantes dos quadrinhos.

Bem como não sei se as pessoas que assistiam televisão entre as décadas de 1950 e 1960 imaginavam um encontro entre o Superman e Batman das séries de TV.

batman v superman 60's“Adventures of Superman” estreou nas TV estadunidenses em 1952, tendo George Reeves no papel de Clark Kent/Superman. A série durou seis temporadas e surgiu após o filme para o cinema, “Superman and the Mole-Men” (1951), da Lippert Pictures.

Já Batman estreou em janeiro de 1966 sua série homônima. Com Adam West (Bruce Wayne/Batman) e Burt Ward (Dick Grayson/Robin), a série durou três temporadas e teve um filme que estreou em 30 de julho de 1966. Tanto a série do Superman como a do Batman foram transmitidas pelo canal ABC. Quem sabe se George Reeves não tivesse cometido o suicídio um ano após o cancelamento da série, um encontro entre ambos não poderia ter ocorrido, pois em 1966 ele teria 52 anos.

batman v superman 80'sSuperman retornou aos cinemas em 1978, em um mega-filme produzido pela Warner Bros. O filme trazia Christopher Reeve (Clark Kent/Superman) no papel-título. Este três sequências consecutivas, todas elas estreladas por Reeve. A última sequência foi em 1987, intitulada “Superman IV: Em Busca da Paz” (Superman IV: The Quest For Peace).

Dois anos após esse que seria o último filme do Superman com Reeve no papel, Batman faria 50 anos e ganharia seu primeiro filme em 22 anos. “Batman” estreou em 1989 e trazia Michael Keaton (Bruce Wayne/Batman) interpretando o personagem-título do filme. Este deu tão certo que retornou em 1992 em “Batman – O Retorno” (Batman Returns).

Nessa época já se pensava em juntar os dois em um filme, mas ninguém pensava que poderia ser Reeve e Keaton, mesmo que o primeiro tivesse imortalizado a imagem do Superman e o segundo tivesse reiniciado a batmania. Não pensavam, pois desejavam algo no estilo Batman: O Cavaleiro das Trevas (Batman: The Dark Knight Returns, 1986), imaginando atores bem mais velhos do que Reeve e Keaton.

batman v superman 90'sNem mesmo com a estreia da série Lois & Clark – As Novas Aventuras do Superman (Lois & Clark: The New Adventures of Superman, 1993), com Dean Cain (Clark Kent/Superman) e Teri Hatcher (Lois Lane) e a mudança de atores em Batman Eternamente (Batman Forever, 1995), estrelado por Val Kilmer (Bruce Wayne/Batman), se pensou em fazer um encontro entre esse dois titãs.

Mas depois de Batman Begins (2005), estrelado por Christian Bale (Bruce Wayne/Batman), e Superman Returns (2006), estrelado por Brandon Routh (Clark Kent/Superman), veio a se imaginar um encontro entre ambos. Tanto que um cartaz anunciando o filme aparece em “Eu Sou A Lenda” (I Am Legend, 2007), com data para 2010.

batman v superman 2K'sDepois deste cartaz, especulações surgiram aos montes e burburinhos foram muitos. Até surgiu um papo que em 2000 um filme que teria um encontro entre os dois aconteceria, mas o projeto não foi pra frente, sendo deixado de lado pela Warner em 2002. Sem contar o filme “Justice League: Mortal”, projeto iniciado em 2007, mas que não foi à frente devido à greve de roteiristas, que contaria não somente com Superman (D. J. Cotrona) e Batman (Armie Hammer), como também Lanterna Verde (Common), Flash (Adam Brody), Mulher-Maravilha (Megan Gale), Aquaman (Santiago Cabrera) e o Caçador de Marte (Hugh Keays-Byrne).

Esse encontro que é super-conhecido nos quadrinhos, as vezes mostrando-os como aliados e em outras como adversários, agora acontecerá em 2016.

Depois do pequeno sucesso que “O Homem de Aço” (Man of Steel, 2013), estrelado por Henry Cavill (Clark Kent/Superman), fez nos cinemas, a Warner viu a possibilidade do início de um Universo Cinematográfico para os personagens da DC, e nada melhor para iniciar isso do que tendo esses dois ícones a frente. Apesar do alvoroço com o teaser que mostra o confronto deles, ainda teremos em “Batman vs. Superman: A Origem da Justiça” participações de Diana/Mulher-Maravilha (Gal Gadot), Arthur Curry/Aquaman (Jason Momoa) e Victor Stone/Ciborgue (Ray Fisher). Mas somente a ideia de ver esse combate clássico já deixa o imaginário de todo fã em polvorosa.batman v superman dawn of justice

Batman vs. Superman: A Origem da Justiça traz Henry Cavill (Clark Kent/Superman), Ben Affleck (Bruce Wayne/Batman), Gal Gadot (Diana/Mulher-Maravilha), Jason Momoa (Arthur Curry/Aquaman), Ray Fisher (Victor Stone), Jesse Eisenberg (Lex Luthor), Amy Adams (Lois Lane), Jeremy Irons (Alfred Pennyworth), Laurence Fishburne (Perry White) e Diane Lane (Martha Kent). O filme estreia nos cinemas brasileiros em 24 de março de 2016. Abaixo fiquem com o teaser (em inglês).