Translate

segunda-feira, 30 de março de 2015

Os 10 Maiores Vilões do Superman de todos os tempos

O site Newsrama divulgou no dia 25/03/2015 (quarta-feira) aqueles que eles consideram como os maiores vilões do Superman de todos os tempos. O Esmiuçando decidiu compartilhar a ideia deles com vocês. Abaixo segue a lista e as características, sendo assim, vamos a eles!

OS 10 MAIORES VILÕES DO SUPERMAN DE TODOS OS TEMPOS

por George Marston, Colaborador do Newsarama.Superman_villains

Superman. Ele é o mais o mais conhecido, facilmente reconhecido e icônico personagem em quadrinhos. Ele é o melhor dos melhores, o mais forte, o mais difícil, o mais bravo e o mais compassivo super-herói do mundo. Ele pode lidar com qualquer desafio que surja no seu caminho.

Então o que faz ele parar? Os maníacos, diabólicos e, por vezes, todo-poderosos vilões que o colocam com a face no chão de tempos em tempos, por vezes, mal conseguindo um vitória e, por vezes, perdendo.

O filme “Man of Steel” de Zack Snyder coloca em foco Zod, interpretado por Michael Shannon. O retrato do personagem e sua guerra contra o Superman, fez fãs falarem dias após do lançamento.

E agora temos temos o primeiro olhar para Jesse Eisenberg como Lex Luthor em Batman vs. Superman: A Origem da Justiça, embora ele possa não ser o único vilão nessa aventura na tela grande.

Em comemoração vamos dar uma olhada nos dez mais perigosos, mais vis e super-vilões do Homem de Aço.

10. METALLO

10_metalloTodo mundo sabe que a fraqueza do Superman é a kriptonita, um elemento derivado do seu planeta natal, Krypton, que se torna mortal sob o Sol amarelo da Terra. Mas o que acontece quando você toma a kriptonita e a une, irrevogavelmente, a alguém com ódio mortal pelo Homem de Aço?

Metallo acontece. Enquanto ele teve várias origens diferentes, a ideia básica é a mesma: John Corben, que ou é um vigarista ou é um soldado, dependendo de qual Era ele esteja aparecendo, ou é mortalmente ferido ou um voluntário para uma experiência, que resulta em cientistas loucos unindo partes do seu corpo a peças robóticas, alimentadas por um coração de kriptonita e dando-lhe a força de um vilão do Superman e ligando-o a maior fraqueza do herói icônico.

Enquanto ele é, na maioria das vezes, um personagem que aparece menos (em comparação) como ameaça ou como capanga de outros vilões, Metallo tem cacife para bater de frente com o Superman. Afinal, de que adianta um força incrível se você não pode sequer chegar perto do seu inimigo?

9. PARASITA

9_parasiteOutro personagem com diversas variáveis, mas estreitamente ligado a suas origens e identidade dependendo do período de tempo, Parasita começou a vida como Raymond Jensen, ou como em encarnações modernas, Rudy Jones, um trabalhador de baixo nível em um laboratório. Pensando que um recipiente escondido em um dos laboratórios de fato contém objetos de valor, ele o abriu, expondo-se ao estranho material, radioativo, que o misturou, transformando-o no vampírico Parasita.

O Parasita se alimenta da energia da vida. Originalmente, essa necessidade era satisfeita apenas pela energia da vida dos outros, deixando os mortais comuns mortos ao seu toque. mas contra alguém como o Superman, o toque mortal do Parasita lhe permite inar os poderes e as lembranças de sua vítima, fazendo-o mais mortal cada vez que entram em contato. Ele também mantém o conhecimento adquirido a partir desses encontros, por isso, ao contrário de muitos inimigos do Superman, o Parasita é, na verdade, consciente da sua identidade secreta.

Parasita é um adversário formidável e na sua origem primitiva, na qual ele tinha uma esposa e filhos que não podia tocar, acrescentou um elemento comovente necessário para os melhores vilões. Como muitos dos vilões dessa lista, ele estrelou seu próprio one-shot, como parte do mês dos vilões da DC, ao ver o personagem trazido para Novos 52.

8. MONGUL

8_mongulMongul era originalmente o governante despótico de um mundo alienígena brutal - uma ocupação não incomum para os inimigos de Superman - até que os cidadãos se rebelaram, exilando-o para o espaço. Ele viajou ao redor, tentando conquistar outros mundos, até que ele se deparou com o Mundo Bélico, um planeta artificial que ele governou sem questionar, forçando seus habitantes para batalhas em combates de gladiadores. Após tentativas de transformar a Terra em outro Mundo Bélico, Superman e um verdadeiro exército de outros heróis invadiram o planeta, depondo Mongul e salvando a Terra.

O primeiro Mongul tinha uma força incrível, rivalizando até mesmo com o Superman, mas mais do que isso, ele era astuto e implacável, muitas vezes usando truques e traição para atacar seus inimigos. Seu ato mais famoso e diabólico foi a destruição de Coast City, lar do Lanterna Verde Hal Jordan, como parte de um outro esquema para conquistar a Terra - o que resultou na queda de Hal Jordan, bem como a prisão de Mongul em uma prisão intergaláctica.

Embora Mongul I acabou sendo morto pelo demônio Neron, seu filho, Mongul II rapidamente subiu ao poder como um inimigo dos Lanternas Verdes e um membro da Tropa Sinestro, seus inimigos declarados, subindo para liderança da Tropa após a derrota de seu fundador, Sinestro. No entanto, Sinestro retomaram o controle de seu exército, e preso Mongul II - embora ele já voltou com um novo Mundo Bélico.

7. SR. MXYZPTLK

7_MXYZPTLKIsso é Sr. Mxyzptlk para você! Mxyzptlk é um diabinho da 5ª Dimensão que tem usado seus caóticos poderes para entortar a realidade, atormentar e desorientar o Superman desde muito cedo nos 75 anos de história do personagem. Um dos mais antigos inimigos super-poderosos do Superman, o todo-poderoso Mxyzptlk poderia, inicialmente, apenas ser derrotado se Superman enganá-lo para dizer seu próprio nome para trás - Kltpzyxm - ou, mais tarde, pela reunião Superman um conjunto bizarro ou aparentemente impossível de condições que Mxyzptlk determina-se.

As versões de Mxyzptlk - ou Mxyztplk, em algumas versões - são quase demasiado numerosas para listar. Como ele apareceu em quase todas as encarnações das histórias do Superman, um dos poucos vilões Superman tem enfrentado que usam a magia - a única coisa além kriptonita que pode, confiavelmente, afetar Superman - contra ele. Embora essas histórias foram ocasionalmente engraçado, como quando Superman visitou a 5ª Dimensão, arruinando a tentativa de Mxyzptlk na corrida para prefeito por assola-lo com o mesmo mal que Mxyzptlk empregava contra ele, Mxyzptlk também tem sido francamente mortal, como quando ele deu um parte do seu poder para o Coringa, que, inadvertidamente, conseguiu aproveitar tudo do poder, vencendo e alterando o mundo no processo.

Mxyzptlk parece ter feito a transição para o Novos 52, em grande parte, intacto. Uma tarefa fácil quando você é um caráter absurdo. Suas origens foram refinadas, colocando-o como um mago da corte do Imperador da 5ª Dimensão.

6. ZOD

6_general-zodQuem melhor para desafiar Superman do que o seu próprio reflexo sombrio? Como a maioria dos inimigos de longa duração do Superman, Zod teve várias iterações ao longo dos anos, todos ligados pela linha comum de que Zod é um criminoso de guerra kryptoniano, preso no espaço extra-dimensional, a Zona Fantasma, por parte das autoridades de Krypton. Quando ele é liberado, muitas vezes ao lado de vários outros lacaios kryptonianos, ele causa estragos com seus novos poderes, que são idênticos aos do Superman.

Embora ele apareça com pouca frequência nos anos após a Crise nas Infinitas Terras, um grande evento que re-escreveu a história DC e eliminou a existência de todos os kryptonianos, estes eram geralmente versões não kryptonianos do personagem ou eles vieram de uma realidade alternativa. Foi só muito mais tarde que o verdadeiro Zod, aquele que tinha sido o general das forças militares de Krypton, antes de executar um golpe de Estado, retornando para a Zona Fantasma. Nos anos que se seguiram, Zod se tornou um dos nemesis primários do Superman, mesmo tornando-se o seu comandante quando Superman, como Kal-El, sua verdadeira identidade kryptoniana, juntou-se ao militar da Nova Krypton recém renascida, antes de retornar à Terra quando Zod tentou, mais uma vez, fazer guerra contra a Terra.

A maioria dos fãs, no entanto, sabe das aparições de Zod no filme Superman II e O Homem de Aço. Zod apareceu recentemente em Novos 52 como um vilão no título Superman/Mulher-Maravilha, depois de escapar da Zona Fantasma, pela primeira vez nesse universo.

5. APOCALYPSE

5_doomsdayMuitos vilões têm dado ao Superman corrida por seu benefício. Alguns o derrotaram, venceram-no, o enganaram ou o conquistaram. Mas somente Apocalypse matou o Superman.

Em “A Morte e o Retorno do Superman”, ainda uma das histórias de coleção mais vendidas de todos os tempos, Apocalypse, uma arma kryptoniana geneticamente modificada, cria um caminho de destruição em toda a Terra (leia-se Estados Unidos – N.T.), culminando em um confronto de vida e morte contra o Superman em Metrópolis, que terminou, infelizmente, em morte.

Claro, todos nós sabemos que Superman voltou, mas no momento Apocalypse, literalmente, espancou-o até a morte. Tal evento foi basicamente inédito, pelo menos, com o personagem principal de uma empresa. Apocalypse também era relativamente um vilão novo, tornando esta, verdadeiramente, uma das primeiras histórias de "evento", tal como a conhecemos.

Ao longo dos anos, ele tem sido visto uma e outra vez, cada instância com retornos decrescentes. Afinal de contas, uma vez que você matou Superman, não há nenhum lugar para ir, mas para baixo. Ainda assim, ele continua sendo um dos inimigos mais poderosos e mortais do Superman.

Depois da provocação de uma luta em Superman/Mulher-Maravilha, Apocalypse, novamente fez um combate contra o Superman no evento intitulado "Doomed" e é agora objeto de uma nova série que vem em junho, também chamado Doomed.

4. DARKSEID

4_darkseidDarkseid é o mestre incontestado de Apokolips, um planeta longínquo povoado com seres divinos de imenso mal. Apokolips compartilha seu sistema solar com Nova Gênese, um planeta semelhante, mas com seres mais benevolentes. Como governante de Apokolips, Darkseid gasta seu tempo ameaçando os cidadãos de Nova Gênese e o resto do universo em sua caça pela toda-poderosa "Equação Anti-Vida", que lhe dará o poder de dominar o universo.

Criado como o inimigo principal no ciclo do Quarto Mundo de Jack Kirby, Darkseid inicialmente começou a entrar em conflito com o Homem-de-Aço, porque Superman, através do seu amigo Jimmy Olsen, foi o ramo que ligava o Quarto Mundo para o resto do Universo DC. Ao longo do tempo, especialmente após o trabalho de Kirby na DC terminar, Darkseid e os outros Novos Deuses, como eram chamados, começaram a aparecer cada vez mais fora de seu próprio canto de continuidade, e Darkseid tornou-se uma ameaça principal para Superman e o resto do UDC.

Darkseid tem aparecido como o principal vilão em várias histórias do Superman, assim como muitas histórias envolvendo a Liga da Justiça em diversos meios de comunicação, inclusive aparecendo como o principal vilão do relançamento da Liga da Justiça Novos 52. Com níveis de potência, possivelmente, ainda muito acima do Superman, incluindo a força quase incalculável e um poder enigmático conhecido como o "Efeito Omega", Darkseid é um dos inimigos mais poderosos e reconhecíveis do Superman.

3. BIZARRO

3_bizarroBizarro não é perigoso! Bizarro é engraçado e agradável! Para quem não o conhece, Bizarro, que é um clone distorcido do Superman, fala em opostos. Na verdade, tudo sobre Bizarro, e o planeta que ele criou, o Mundo Bizarro, utilizando o mesmo "raio duplicar" que o criou, é o oposto do mundo de Superman, até visão fria, e um Liga da Justiça Bizarra composta pelo homem mais lento vivo e um cara com um anel de poder que fica mais forte quanto mais medo que ele recebe.

Bizarro pode soar um pouco bobo, mas a verdade é que suas tentativas equivocadas no que ele considera "heroísmo" muitas vezes resultam nos maus momentos para Superman, como Bizarro é freqüentemente encontrado enlouquecido em toda a Terra e de outros mundos causando problema. Há algumas discrepâncias em seus retratos; a versão original foi muitas vezes visto como distorcido, mas incrivelmente inteligente, muitas vezes criando dispositivos estranhos e invenções, enquanto a versão clone foi mais estúpido e brutal.

O mais recente Bizarro, em Novoa 52, apenas está danificado porque sua incubação ainda estava incompleta, o clone imperfeito do Superman feita por Lex Luthor foi despertado cedo, em um esforço para conter o Sindicato do Crime da America da Terra-3. No entanto, ele ainda adequa-se ao lado de Lex, Capitão Frio, e muito mais.

2. BRAINIAC

2_brainiacUma inteligência alienígena com uma mente fria e calculosa, um corpo quase indestrutível, sempre reparável e uma sede inigualável para o conhecimento e poder. Este é Brainiac, uma inteligência artificial criada pelo Computador tirano de Colu, um mundo estranho, onde a lógica e o conhecimento são fundamentais para todo o resto. Temendo o poder que tinham inculcado em Brainiac, que foi projetado para conquistar mundos estrangeiros, ele o fez apenas tão inteligente quanto seus membros mais inteligentes, mas ele rapidamente desenvolveu uma inteligência mais forte e saiu em retirada por conta própria, entrando em conflito com o Superman várias vezes.

Brainiac é talvez o mais notório por encolher a cidade kryptoniana de Kandor e armazená-la em uma garrafa em sua nave, juntamente com cidades de muitos outros mundos. Kandor foi, portanto, um dos únicos vestígios remanescentes da sociedade kryptoniana. Depois de um conflito no qual o verdadeiro Brainiac (foi revelado ao Superman que as outras encarnações que ele havia enfrentado ao longo dos anos eram apenas emissários ou duplicatas) veio à Terra, Superman finalmente resgatou Kandor, restaurando-a para o tamanho máximo e levando-a para que se tornasse Nova Krypton, um planeta satélite em órbita da Terra. É claro que não durou, graças às maquinações de Brainiac e Lex Luthor, que muitas vezes tem sido mostrado para aliar-se com a inteligência do computador louco.

Brainiac é um dos grandes rostos do próximo evento de verão, Convergência, cruzando toda a linha de super-heróis da DC.

1. LEX LUTHOR

1_lex-luthorLex Luthor não é apenas o maior inimigo de Superman, ele é um dos maiores inimigos de toda a UDC. Ainda assim, com Luthor, tudo volta ao Superman. Ao longo dos anos, Luthor tem oscilado entre ser um empresário corrupto, para um cientista louco, a um total megalomaníaco, supervilão conquistador do mundo - ele foi mesmo uma vez eleito presidente e, atualmente, encontrou uma posição como membro da Liga da Justiça. Até recentemente, a sua motivação é quase sempre a mesma: derrubar Superman; provar que Luthor é o melhor, e que todos os outros, incluindo o Homem de Aço, estão abaixo dele. Afinal de contas, ninguém é tão brutalmente inteligente, tão calculadamente astuto e devastadoramente arrojado como Luthor. Portanto, Luthor não merece o mundo a seus pés?

Qualquer que seja a encarnação de Lex Luthor, há uma dicotomia perfeita entre ele e Superman. Este representa uma força exterior, conseguindo coisas que a humanidade nunca poderia sonhar em realizar, tudo para o bem do seu mundo adotado. Luthor é o maior potencial da humanidade, muito egoísta e arrogante para usar seus dons para o bem de alguém a não ser de si mesmo. Há uma dinâmica sutil, mas brilhante entre os dois pontos de vista que faz Superman parecem ainda mais forte, e Luthor parecem ainda mais malévolo.

Nenhum vilão do Superman é tão conhecido, amado ou bem explorado como Lex Luthor. Muitas vezes visto como o líder de fato de todos os vilões do Universo DC, ele foi retratado como tal em muitas encarnações dele, assim como Superman é o mais frequentemente visto como o líder do panteão de heróis da DC. Apesar dele não aparecer na tela em O Homem de Aço, ele está preparado para o Batman vs. Superman: A Origem da Justiça,  sendo retratado por Jesse Eisenberg.

Já em Novos 52, ele está lutando contra as contrapartes malignas da Liga da Justiça da Terra 3 nas páginas de Vilania Eterna. E depois da série, ele se junta, se não liderar, a própria Liga da Justiça!

E aí, vocês concordam com a classificação?

Fonte: http://www.newsarama.com/15670-the-10-greatest-superman-villains-of-all-time.html