Translate

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

O Começo

Postado no blog Gothamita em 31/05/2009

clip_image001Vamos do começo, então. Em maio de 1939 – há 70 anos atrás – era lançada a Detective Comics #27. Entre várias histórias que continham na revista, estava a história de um detetive fantasiado de morcego, criado por Bob Kane, com auxílio de seu amigo Bill Finger, o Bat-Man.

A personagem veio em resposta ao sucesso que um super-herói, surgido um ano antes, andava fazendo nas revistas da Action Comics, o Superman. Mas qual a diferença entre eles? Além de um usar as cores da bandeira dos Estados Unidos e o outro se fantasiar de morcego, o Bat-Man não tinha superpoderes. Ele era o milionário Bruce Wayne, que agia sob o disfarce de um morcego, para solucionar crimes e combater os bandidos. Ele vagava pela noite, munido de sua pistola .45, dando porradas nos vilões e salvando os inocentes. Sua historia, a motivação para se tornar o vigilante mascarado, veio em algumas edições posteriores: Quando criança, Bruce Wayne testemunhou o assassinato de seus pais, o médico Thomas Wayne e Martha Wayne, quando saiam de um cinema. Bruce prometeu, diante o túmulo de seus pais, que faria de tudo para combater o crime, assim treinou seu corpo e sua mente, mas não tinha ainda algo que pudesse causar medo no coração dos bandidos. Foi quando, como resposta, entrou um morcego pela janela do escritório de seu pai e ele percebeu que este seria o símbolo que usaria, daí surgiu o Bat-Man.

clip_image002A separação de Bat e Man durou pouco, assim como o uso da pistola e a falta de respeito pela vida humana.  Para amenizar essas situações e conseguir com a juventude, um nov0o público para o Batman, em abril de 1940, na Detective Comics #38, surgiu o Robin, o Menino-prodígio.

Robin era Richard John "Dick" Grayson, um jovem acrobata, que fazia parte dos "Grayson Voadores", que era formado por ele, seu pai e sua mãe. Os pais de Dick também foram assassinados, pelo mafioso Tony Zucco, que cortou as cordas do trapézio onde os pais de Dick se penduravam. Comovido com o caso do menino, Bruce Wayne se tornou seu tutor e o treinou para poder se "vingar". Usando o seu traje de acrobata, Dick colocou uma máscara e adotou o nome de Robin (o tordo americano). A partir daí surgiu a Dupla Dinâmica.

Durante seus dois anos de existência, Batman veio a enfrentar os mais diversos vilões, desde cientistas malucos à gangsters, mas no lançamento da sua revista solo, a Batman #01, na primavera de 1940, surge o nêmesis do Batman, o Coringa.

clip_image003A personagem, hoje conhecido como "o palhaço do crime", nunca teve uma origem definida (vários já tentaram contar sua origem). Suas características são: Rosto branco, cabelos verdes e um sorriso alargado. Bill Finger, considerado um dos criadores da personagem, se baseou no filme "O Homem Que Ri", onde o ator Conrad Veidt tinha o rosto deformado por um sorriso macabro, enquanto Jerry Robinson criou o nome baseado na carta de baralho e o desenho ficou por conta de Bob Kane. No seu debut, o Coringa matava várias pessoas ligadas à justiça de Gotham City, deixando-as marcadas com um sorriso sinistro. clip_image004Nesta mesma revista, surgiu também a personagem que seria considerada a “namorada” do Batman, durante muitos anos, Selina Kyle, a Mulher-Gato.

Quando Selina surgiu era somente conhecida como “A Gata”, e era uma ladra que se passava por uma sociality. Seu codinome era por causa do seu estilo femme fatale. O nome Selina Kyle – e Mulher-Gato – só veio a surgir anos depois, quando sua história mudou para a dona de uma loja de animais, fascinada por felinos, qe fazia assaltos baseados neles. Selina sofreu muitas mudanças no passar dos anos, desde uniformes até histórias. De sociality, virou dona de lojas de animais, depois aeromoça com amnésia e depois prostituta. Ela foi a primeira grande vilã dos quadrinhos graças ao seus trajes: um vestido de seda verde, com um chicote. Mas o carisma de Selina não estava somente aí, mas também por ela não ser somente uma vilã, as vezes agindo ao lado do Batman, na intenção de combater rivais. Hoje, Selina se tornou uma personagem “meio” Robin Hood, que já veio a fazer parte de grupo de heróis-vigilantes, como Aves de Rapina e Renegados.

Bem, como começo acho que está bom, mais pra frente eu falo sobre outras características do universo do homem-morcego.