Translate

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Hércules: Os Doze Trabalhos (3/5)

Publicado no grupo Revista Mundo dos Super-Heróis em 20/07/2014.

5. Os Estábulos do Rei Augias. Augias, rei de Élis no Peloponeso, herdara de seus pais rebanhos imensos, mas não mandava remover o esterco acumulado em seus estábulos. Por causa dessa negligência suas terras não recebiam o estrume que as fertilizaria, e tornaram-se estéreis. Querendo humilhar Héracles, Euristeu impôs-lhe a tarefa de limpar esse estábulos. Antes de realizar o trabalho o herói pediu a Augias, como recompensa, uma parte de seu reino (ou a décima parte de seus rebanhos) se fizesse a limpeza em um dia. Héracles conseguiu desincumbir-se da tarefa aparentemente impossível desviando o curso dos rios Alfeio e Peneio, de maneira a fazê-los passar por dentro dos estábulos.augeanstables1
Noutra versão da lenda Augias ter-se-ia recusado dar-lhe a recompensa prometida, e teria expulsado o herói de seu reino. Mais tarde Héracles entrou em guerra contra ele. Euristeu não considerou esse trabalho realizado de acordo com suas ordens, pois o herói obtivera uma recompensa de Augias e portanto não estivera a seu serviço.
lake stymphalus6. As Aves do Lago Estínfalo. Viviam nas imediações do lago Estínfalo umas aves monstruosas que se alimentavam de carne humana e alvejavam suas vítimas com suas penas de aço pontiagudas como se fossem flechas. A fim de desalojá-las das florestas impenetráveis onde se refugiavam, Héracles agitou as castanholas de bronze ganhas de Atena , cujo ruído ensurdecedor as assustou; quando elas apareceram o herói matou-as com suas flechas, cumprindo as ordens de Euristeu.
bull of crete7. O Touro de Creta. Num dia em que Minos prometera sacrificar a Poseidon qualquer criatura que surgisse das águas, um touro prodigioso saiu do mar. Impressionado com a beleza daquele touro, Minos misturou-o aos seus próprios rebanhos e sacrificou outro a Poseidon. Indignado, o deus fez o animal ficar furioso. Recebendo ordens de Euristeu para trazer-lhe esse touro vivo, Héracles viajou para Creta, onde pediu a colaboração de Minos; este recusou-lhe auxílio, mas deu-lhe permissão para agir sozinho. Héracles envolveu o animal numa rede de caça e o capturou. De volta a Grécia com o touro o herói entregou-o a Euristeu, que desejou dedicá-lo a Hera. A deusa, entretanto, não quis aceitar um presente trazido por Héracles e soltou o touro, que depois de percorrer a Argolis atravessou o istmo de Corinto e chegou a Ática, onde foi morto por Teseu.
men-eating mares of king diomedes8. As Éguas de Diomedes. Diomedes, filho de Ares e rei dos bistões (o povo mais selvagem da Trácia), possuía quatro éguas, que se chamavam Deino, Lâmpon, Podargo e Xanto; eram animais indomáveis, que tinham de ser presos com correntes de ferro às suas manjedouras de bronze, e atacavam e devoravam os naufrágos lançados à costa pelas tempestades. Cumprindo ordens de Euristeu para ir buscá-las, Héracles desembarcou na região onde elas viviam, subjugou-as e levou-as para a praia, onde teve de enfrentar os bistões, vindos do interior. Na luta o herói matou o rei desse povo e o lançou às suas próprias éguas, que o devoraram.