Translate

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Hércules: Os Doze Trabalhos (2/5)

Publicado no grupo Revista Mundo dos Super-Heróis em 20/07/2014.

corça de Cerinia3. A Corça de Cerínia. Uma corça velocíssima, do tamanho de um touro, que vivia em Oinoe, consagrada a Ártemis. Euristeu determinou que a Héracles que a capturasse e trouxesse viva. O herói perseguiu-a inutilmente durante um ano, mas afinal conseguiu encurralá-la no monte Artemísion. A corça tentou atravessar ainda o rio Ládon, na Arcádia, e aproveitando essa oportunidade Héracles feriu-a levemente com uma flecha; o herói pode então segurá-la e carregou-a nos ombros. Enquanto ele a levava assim através de Arcádia apareceram Ártemis e Apolo, que o acusaram de haver tentado matar um animal consagrado. Héracles pôs a culpa em Euristeu e as divindades deram-lhe permissão para continuar a levar a corça contigo.
4. O Javali de Erímanto. O quarto trabalho imposto por Euristeu a Héracles foi trazer-lhe vivo um javali monstruoso que devastava a região adjacente ao monte Erímantos. Com seu gritos tonitruantes o herói obrigou a fera a sair de seu covil e forçou-a a ir para a neve que recobria o solo; o monstro perdeu as forças, dando a Héracles o ensejo de capturá-lo. Em seguida ele levou em seus ombros até Micenas. Ao ver aquele espetáculo Euristeu ficou de tal maneira apavorado que se ocultou num grande vaso de bronze feito para servir-lhe de abrigo em caso de perigo.
javali de erímantoContava-se que durante essa caçada Héracles encontrou-se com o centauro Folo, que o recebeu hospitaleiramente, oferecendo-lhe carne assada enquanto comia carne crua. Héracles pediu vinho e Folo alegou que lá havia apenas um odre, pertencente a todos os centauros. O herói disse-lhe que não havia motivo para temores, mas quando o odre aberto os outros centauros, atraídos pelo odor do vinho, correram para a gruta onde morava Folo, armados de tochas, de árvores e até de rochedos. Héracles teve de lutar contra eles, matando alguns com suas flechas envenenadas. Enquanto enterrava seus companheiros mortos pelo herói, perguntou como a flecha, tão pequena, podia causar a morte. Nesse ínterim uma flecha caiu em um de seus pés e o feriu mortalmente. Héracles proporcionou-lhe funerais condignos.