Translate

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Batman em outras mídias: Cinema-Parte 3

Postado no blog Gothamita em 28/08/2009

Nolan foi a Warner e ofereceu um começo da franquia, mas levando em conta tudo que estava sendo feito nos quadrinhos. Levou junto David S. Goyer, conhecido roteirista de quadrinhos, que o ajudou a escrever o roteiro deste filme. Ao verem o conteúdo, a empresa deu total apoio aos dois e então eles começaram os preparativos para o que viria a ser o GRANDE recomeço de Batman nos cinemas.

Batman Begins 2005O filme de Nolan ficou escondido durante muito tempo com o nome Intimidation Game, assim não atraia a atenção dos fãs para o que estava se fazendo, mas só foi confirmar que um novo filme do Batman estava sendo feito, que várias imagens começaram a surgir na internet, desde vídeos sendo feitos por “espiões” até imagens que o próprio diretor disponibilizava, e uma das primeiras foi o Tumbler, uma máquina de combate que serviria de veículo para o homem-morcego. As críticas foram pesadas quanto a veículo, mas logo quando as primeiras imagens filmadas do “tanque” saíram às pessoas começaram a gostar do que viam. O nome definitivo saiu, o filme se chamaria “Batman Begins” e Christopher Nolan prometia ser totalmente fiel aos quadrinhos, dando um tom mais real ao filme. Vários quadrinhos serviram como base, “Batman: The Man Who Falls”, “Batman: Ano Um” e “Batman: O Longo Dia das Bruxas” foram usados como concepção do filme, e vários atores foram apontados como o ator que estaria por trás da máscara e portando o morcego no tórax. Todos passaram por testes para conseguir o papel, até que o ator britânico Christian Bale, que havia feito o filme O Maquinista, veio a tentar o papel. Ele havia emagrecido muito para seu personagem anterior, então entrou numa dieta de muitos hambúrgueres, para poder fazer o teste e conseguiu o seu intuito. Passando por muito treinamento, Bale conseguiu o físico ideal para viver nas telas Batman/Bruce Wayne.

Vários foram os locais de filmagem para criar a história do cavaleiro das trevas, desde as regiões mais remotas da Islândia até Chicago, foram vários os sets de filmagens.

Com isso surgiu à história do filme: O garoto Bruce Wayne (Gus Lewis), enquanto brincava com sua amiga Rachel Dawes (Emma Lockhart), cai dentro de uma caverna e se depara com vários morcego, que lhe causam uma tremenda fobia a estes animais, mas ele é socorrido por seu pai, o Dr. Thomas Wayne (Linus Roache). Eles dois então retornam para a mansão, pois sairão para assistir a uma ópera que está em cartaz no centro de Gotham. Durante o espetáculo, Bruce se sente incomodado com a cena que está acontecendo e pede para seu pai e sua mãe, Martha Wayne (Sara Stewart), para irem embora, mas então são rendidos pelo ladrão Joe Chill (Richard Brake), batman-begins-crime-alleyque quando tenta tirar o colar de Martha, dispara sua arma contra Thomas, que tentava defender a esposa, e quando esta grita, ele a dispara de novo, matando aos dois, deixando então o jovem Bruce ao lado de seus pais, mortos. Durante o enterro de seus pais, Bruce se culpa pelo atentado à vida deles e é amparado pelo mordomo da família, Alfred (Sir Michael Caine). Então vamos para o futuro, onde vemos um Bruce Wayne mais maduro (Christian Bale). Ele está numa prisão e durante o almoço no pátio, se vê ameaçado por outros prisioneiros. Ele luta contra eles e derruba todos, indo parar na solitária, onde conhece Henri Ducard (Liam Neeson), que lhe fala para quando sair da prisão procurar a Liga das Sombras, liderada pelo sinistro Ra’s Al Ghul (Ken Watanabe) levando uma distinta flor azul, encontrada somente naquela região. Assim sendo, Bruce vai atrás desta Liga e lá chegando passa pelo seu primeiro teste. Então voltam suas lembranças do passado, quando ele retorna à mansão de seus pais, depois de largar a faculdade. Ele chega para o julgamento de Joe Chill, que havia matado Thomas e Martha Wayne. Quem o acompanhará até o local do julgamento é a assessora do promotor público e sua amiga, Rachel Dawes (Katie Holmes). Bruce esconde uma arma dentro do bolso de seu casaco e segue com Rachel para o tribunal, mas no momento que está para matar Chill, este é morto por uma mulher, mandada pelo mafioso Carmine Falcone (Tom Wilkinson), que tinha sido colega de cela do ladrão. Enquanto eles estão indo embora, Rachel descobre o que Bruce planejava e o larga em frente ao restaurante de Falcone. Após jogar a arma fora, Bruce vai ao restaurante, mas nada consegue, então foge, deixando seu nome e seu passado para trás.

Bruce se envolve com a marginalidade, para poder entendê-la, mas somente roubando da própria empresa. Batman-Begins-1O treinamento com Ducard se torna intenso e Bruce fica sabendo da motivação de seu tutor, a morte da própria família. Durante seu batismo, Bruce revê sua fobia por morcegos, mas consegue vencê-lo, então para provar ser membro da Liga das Sombras, ele precisa matar um ladrão, mas termina por queimar a sede da irmandade, mas salva Ducard. Voltando para Gotham City, Bruce fica sabendo através de Alfred que ele havia sido dado como morto e tenta desfazer isso, criando uma imagem de playboy despreocupado, ele visita as Empresas Wayne, aonde pede ao Executivo encarregado da empresa, Earle (Rutger Hauer), para começar de um setor ligado a tecnologia, cuidado por Lucius Fox (Morgan Freeman). Lá Bruce pega um protótipo de um traje feito para o exército, um cinto para alpinista e um lança-arpéu. No primeiro teste nas ruas de Gotham, ele faz uma visita ao Tenente James Gordon (Gary Oldman), ciente que ele é o único em que pode confiar na polícia. Gordon o persegue até o telhado, onde Bruce termina caindo e se ferindo. No outro dia, decide visitar Rachel que está no julgamento de Victor Zsasz (Tim Booth), assassino em série, que tem sua insanidade defendida pelo Dr. Jonathan Crane (Cillian Murphy), que deseja colocá-lo em observação na Asilo Arkham, depois ele parte para a Waynetech e com Fox pega uma capa especial, mas antes percebe algo interessante, o Tumbler. TumblerAo explorar a caverna abaixo da mansão, na qual ele havia caído aos oito anos, Bruce ouve de Alfred a história do local e decide que ali será sua base. Então começa a fazer seu uniforme e coloca um enorme morcego no tórax de seu traje. Na chegada de um grande suprimento de drogas na cidade, testemunhado pelo próprio Carmine Falcone e pelo seu policial infiltrado, Flass (Mark Boone Junior), o Batman faz sua primeira aparição e prende o mafioso, depois vai a socorro de Rachel Dawes, que está para ser atacada por dois meliantes, contratados de Falcone, e lhe entrega fotos do juiz Faden (Gerard Murphy) saindo do restaurante do mafioso e então vai atrás de Flass para extrair dele para aonde as drogas seriam levadas e quando chega ao local, termina se deparando com o Espantalho, que lhe joga seu gás do medo e quase o queima vivo, mas ele é salvo pelo seu traje e socorrido por Alfred, que ele chama pelo rádio.

Em alto mar, um aparelho das empresas Wayne é roubado, uma máquina de microondas, capaz de calefazer a água. Na Mansão Wayne, Bruce acorda depois de ser curado por Lucius Fox e, ciente dos planos do Espantalho, que pretende despejar seu gás do medo no reservatório de água de Gotham City, ele pede para o cientista fazer mais daquele soro, e quando Lucius sai, vai para a caverna vestir seu traje, pois precisa deter o Espantalho. Este, na forma do Dr. Crane, recebe a visita de Rachel Dawes, que veio reclamar de Carmine Falcone, que fora atingido pelo gás do medo de Crane, estar internado no Arkham, então, ciente que ela poderá lhe causar problemas, a leva ao porão do asilo, onde está sendo despejado na água a química cruel. Na tentativa de fuga, Rachel é surpreendida e recebe uma carga mortal de gás do medo. De repente, o Batman surge e a salva, além de dar uma dose ao próprio Espantalho de seu veneno e este, sobre o efeito do gás, revela ao encapuzado que Ra’s Al Ghul é o responsável por tudo o que está acontecendo. A polícia chega e cerca o prédio, indo contra as ordens de seu chefe, o Comissário Loeb (Colin McFarlane), Gordon entra no Arkham e encontra Batman carregando Rachel. Este pede que ele a tire do prédio, dizendo que o encontrará do lado de fora. O Cavaleiro das Trevas ativa seu aparelho de ressonância vibratória para atrair morcegos, que lhe dão cobertura. Ele então pega Rachel com Gordon e os dois saem no Tumbler. Depois de uma longa perseguição, Batman leva a jovem para sua caverna e sobe para comemorar o aniversário de Bruce Wayne. Avisa a Alfred que Rachel está na caverna e que precisa ser levada para casa. Bruce encontra todos seus convidados, mas um em especial chama sua atenção, Henri Ducard que revela ser o verdadeiro Ra’s Al Ghul. Ra’s revela novamente ao Bruce os seus planos, nos quais ele chamara o milionário para fazer parte, durante seu treinamento. Na intenção de salvar todos os seus convidados, Bruce finge-se de bêbado, expulsando-os, ficando somente ele, Ra’s e seus capangas, mas antes mesmo de começar a lutar ele e derrubado e os capangas do vilão põe fogo na mansão. Alfred retorna e o salva, levando-o à caverna, aonde Bruce veste seu traje e sai para salvar a cidade.

Rachel desperta e lembra o que Batman lhe falou sobre o veneno. Vê os frascos com antídoto sobre a cabeceira e sai atrás do tenente Gordon. Este está no Asilo Arkham, onde descobre que o veneno do Espantalho está sendo despejado há dias no sistema de águas de Gotham e que este só pode ser absorvido pelo ar. Rachel o encontra e fala sobre o antídoto, passando-lhe os frascos. Em outro local, os capangas de Ra’s invadem o Arkham e soltam todos os prisioneiros, dentre eles, o Espantalho, depois tomam o metrô de Gotham e colocam a máquina de microondas dentro dele, partindo na direção da Torre Wayne, onde fica a Central de Distribuição de Água da cidade. Quando ligam a máquina, os encanamentos começam a explodir, com a água calefazendo e liberando o gás no ar da cidade. Gordon injeta em si o soro, e detém Flass, que está para matar civis inocentes, todos alterados devido o gás. Batman encontra Gordon e lhe passa o Tumbler, pedindo que este destrua o acesso do metrô, antes que este chegue a Torre Wayne. Rachel salva um jovem das garras do Espantalho, disparando contra ele sua arma de choque, enquanto Batman lança um gancho contra o metrô, para deter Ra’s e seu plano insano de destruir Gotham City.

Quando alcança o interior do metrô, Batman e Ra’s travam um verdadeira batalha, enquanto Gordon chega ao último alicerce do metrô e dispara derrubando-o. Então, o mascarado deixa o metro e este cai, destruindo a máquina e matando Ra’s Al Ghul.

batman_begins_2005Este é praticamente o filme, que termina com Gordon e Batman no telhado da Central de Polícia de Gotham, ao lado de um sinal para chamar o homem-morcego e o tenente o explicando de um novo tipo de bandido que está na cidade, lhe mostrando uma carta de baralho, que ele deixa como cartão de visita.

Este filme de reinício da franquia é perfeito em vários pontos, pois conta toda a origem do Batman, desde a morte de seus pais pelas mãos de Joe Chill (nada de Jack Napier, que um dia será o Coringa). Mostra a busca de Bruce para saber como ele pode alcançar seu objetivo de fazer justiça, como ele consegue seu traje, seu veículo e como decide se tornar o Batman. Os erros? Bem, a forma como ele escolhe se tornar o Batman, já é um erro. As cenas de luta não têm um ambiente amplo, ficando confusas, dá a crer que Lucius descobre a dupla identidade de Bruce, sem contar que ele é mais velho do que o vigilante no filme, sendo que nos quadrinhos ambos têm a mesma idade. Mas no apanhado é o melhor filme de criação de uma personagem, somente perdendo para Superman, de Richard Donner, que é o maior de todos os clássicos.

Mas o que tinha de melhor ainda estava por vir da cabeça de Nolan, seu irmão Jonathan Nolan e de David Goyer, The Dark Knight.