Translate

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

10 anos sem Christopher Reeve

Publicado no grupo Overdose HQ em 10/10/2014

christopher-breeve-bclear-bskies-653811381Há dez anos partia para o Elísio o ator Christopher Reeve. Não sei quantos aqui o assistiram no cinema, interpretando o primeiro super-herói dos quadrinhos, mas é uma memória eterna para mim.
Eu vou terminar sendo repetitivo, devido aos outros tópicos que escrevi sobre o artista, mas Reeve é um ator que simplesmente faz parte do imaginário de todos que curtem super-heróis. Mesmo aquele que nunca chegou a ler quadrinhos, conhece a imagem de Reeve vestido de Superman (ou Super-Homem, como preferirem). O filme é considerado o maior clássico de todos os tempos (não é o primeiro, como mencionei em outro tópico, pois George Reeves - sobrenome quase semelhante - estrelou o primeiro), pois a forma de narrar a história, o enredo e, principalmente, o ator que interpreta Clark Kent/Superman, fazem do filme esse clássico. tribute-deathReeve conseguia nos passar a imagem do pacato Clark Kent e do majestoso Superman. Uma das cenas que melhor mostra isso foi no momento em que Clark quase revela sua identidade secreta a Lois em Superman - The Movie, ali vemos como uma construção de um mesmo personagem pode ser feito por somente um homem. Mas Reeve não foi somente um herói nas telas, ele também atuava como herói fora delas. Extenso lutador pelos direitos humanos e pelo meio-ambiente, Reeve fez disso uma de suas paixões. Ele batalhou pela Anistia Internacional, nos projetos da ONG Save The Children, foi membro fundador da TCC, um grupo que batalha em defesa dos artistas. Mesmo depois de ficar tetraplégico devido a um acidente de equitação, Reeve continuou suas batalhas. tribute-bildeCriou a - hoje - Christopher & Dana Reeve Paralysis Foundation, onde buscava uma forma das pessoas terem soluções para seus problemas com a paralisia, batalhou pela pesquisa e uso das células-tronco na solução de problemas como a tetraplegia. Ele não era um ativista, mas sim uma pessoa que cria que o ser humano pode fazer mais pelos outros se lhe é possível isso.
Reeve deixou um legado, pois não somente demonstrou seu talento como Clark Kent/Superman, mas também atuou em outros filmes, além de ser um ávido lutador por várias causas. Esse ETERNO Superman ficará não somente na lembranças dos fãs de quadrinhos e filmes de super-heróis, mas também na lembrança daqueles que se beneficiaram pelas suas lutas. Hoje não é dia de lamentarmos sua morte, mas sim nos alegrarmos por tudo que nos deixou. Ele alçou voo para outras paragens, mas nos deixou um legado inesquecível. Obrigado por isso, Christopher Reeve! Obrigado por nos fazer acreditar!